Posto de Atendimento ao Trabalhador

Sobre o PAT
Serviço de IMO
Time do Emprego
Carteira de trabalho
  • O que é o PAT ?

    O PAT é um convênio estabelecido entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – SERT.

    Objetivos

    Oferecer serviços gratuitos de intermediação de mão de obra entre as empresas que buscam por profissionais e trabalhadores que procuram por uma vaga no mercado de trabalho, fomentando assim, a geração de emprego e renda no município. E ainda promover ações que contribuam para aperfeiçoamento e desenvolvimento dos trabalhadores em geral.

  • Intermediação de mão de obra

    É uma linha direta para aproximar empresas e profissionais. Este serviço é operacionalizado através do “Emprega São Paulo”, sistema de busca de emprego via web, criado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – PRODESP, em parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho – SERT. O sistema permite que as empresas tenham acesso a um amplo quadro de trabalhadores cadastrados e disponibilizam ao trabalhador o acesso as vagas compatíveis ao seu perfil. As atividades que compreendem os serviços de Intermediação são: captação de vagas, cadastro, encaminhamento e convocação de trabalhadores, monitoramento e acompanhamento das colocações.

    Quem pode utilizar:

    EMPREGADORES: pessoa jurídica e pessoa física que procure por profissionais disponíveis no mercado.
    PROFISSIONAIS: qualquer cidadão residente que busque uma vaga no mercado de trabalho.

    Como utilizar:

    EMPREGADOR: Acesse o link abaixo e selecione a opção EMPREGA SÃO PAULO e, em seguida, EMPREGADOR, crie o login e senha para sua empresa. Logo após, cadastre seus dados e publique as vagas disponíveis. Outra opção é entrar em contato com o PAT através do telefone (16) 3987-4338.

     PROFISSIONAL: Acesse o link ao lado CADASTRO e selecione a opção EMPREGA SÃO PAULO e, em seguida, CANDIDATO, crie o login e senha e preencha uma ficha cadastral com informações pessoais e profissionais para a composição de um currículo. Depois disso, você já pode se candidatar às vagas oferecidas e, então, esperar que alguma empresa interessada acesse o seu currículo. Outra opção é comparecer ao PAT com os documentos: Carteira de Trabalho, RG e CPF para fazer o seu cadastro.

  • Time do emprego:

    É um programa que busca a recolocação dos participantes no mercado de trabalho visando o aprimoramento das habilidades pessoais e profissionais. É formado um grupo, onde as pessoas trocam experiências durante os encontros.

    Como funciona:

    São 12 encontros nos quais os participantes reconhecem suas habilidades, valores, aprendem a elaborar currículos, trabalham a postura profissional, estabelecem suas metas profissionais, desenvolvem a comunicação, observação e atenção. Além disso, recebem orientação para planejamento financeiro e analisam a possibilidade do trabalho por conta própria.

    Público Alvo:

    Trabalhadores desempregados, maiores de 16 anos, cadastrados no PAT.

  • Emissão da carteira de trabalho

    • 1ª VIA – apresentar carteira de identidade, uma foto 3x4 colorida recente
    • 2ª VIA – apresentar carteira de identidade, número e série da antiga carteira, uma foto 3x4 colorida recente.
    • CONTINUAÇÃO – apresentar carteira de identidade, uma foto 3x4 recente colorida e a 1ª via da Carteira de Trabalho.
Cadastrar
  • Ações envolvidas

    Desde sua implantação o PAT busca estar engajado em ações que promovam o desenvolvimento humano e econômico do município, tais como:

    Lei do Micro Empreendedor Individual: o PAT fornece orientação e apoio aos trabalhadores informais do Município, bem como informações atuais, sobre mercado de trabalho;

    Trabalhadores Rurais: A Lei de mecanização do corte da cana, juntamente com a Lei ambiental, que favorecem o meio ambiente e algumas condições de trabalho, deixam um impacto negativo no que se diz respeito ao trabalhador rural, que deverá procurar por outra ocupação já que a que ele exerce será extinta. Está sendo desenvolvido na Região Administrativa de Ribeirão Preto ações de Parceria Publico Privada  afim minimizar o impacto social que sofrerão esses trabalhadores. 

    Campanha em Prol da Alfabetização: em parceria com a Secretaria Municipal da Educação o PAT fornece aos candidatos com baixa escolaridade orientação da necessidade e da importância de se de concluir os estudos e até mesmo em dar continuidade através da Formação Técnica e da Graduação.

  • Localização e contato

    Rua: São Sebastião, 459 – Centro – Serrana/SP
    Tel. 3987-4338
    Site: www.serrana.sp.gov.br/pat
    E-mail: patserrana@emprego.sp.gov.br

    Horário de Funcionamento: das 08h às 17h, de segunda a sexta-feira.

    Obs: Os serviços do Procon e Junta Militar se encontram neste mesmo endereço.

  • Sobre Serrana

    Serrana está localizada a uma latitude 21º12'41" sul e a uma longitude 47º35'44" oeste, estando a uma altitude de 427 metros. Sua população estimada pelo último Censo, realizado em 2010, era de 39.574 habitantes. O município possui uma área de 125,744 km².
    Prefeito: João Antonio Barboza (Partido da Social Democracia) PSD (2013/2016)
    Vice-prefeito: Vinicius de Morais Pereira [Partido Do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB]
    Presidente da câmara: Denis Donizete da Silva (PSC) (2013/2014)

  • Imagens

  • Economia

    Dentre as atividades econômicas do município, as que mais se destacam são: a lavoura de cana-de-açúcar, a prestação de serviços em diversas áreas, as indústrias de usinagem e implementos agroindustriais e o comércio
    Serrana se destaca como um grande polo industrial e de logística do interior de São Paulo, com destaque para duas usinas de açúcar e álcool: Usina Nova União e Usina da Pedra.