Introdução

No caminho de cidades reconhecidamente ricas no seu potencial turístico, está Serrana. Hoje com cerca de 50 mil habitantes, Serrana pode e deve fazer parte do circuito turístico do Estado de São Paulo.

Há menos de 20 quilômetros de Ribeirão Preto, terra do chopp mais famoso do Brasil e de grandes nomes da teledramaturgia, da música, do esporte e da literatura, Serrana está obrigatoriamente no caminho para outros municípios turísticos como Brodowski, terra de Cândido Portinari, Altinópolis e Santo Antonio da Alegria, famosas por suas grutas, cachoeiras e montanhas usadas para esportes radicais como o parapente, Cássia dos Coqueiros, que abriga as cachoeiras mais visitadas pelos turistas nos finais de semana, São Simão, “berço da república” e cidade reconhecidamente com alto padrão cultural, além de Santa Rita do Passa Quatro, terra do inesquecível Zequinha de Abreu.

Mas Serrana também tem os seus atrativos próprios, que justificam o reconhecimento do seu potencial turístico.

Atrações

Abaixo algumas atrações que ao longo do tempo têm contribuído para o crescimento do fluxo de visitantes à nossa cidade e proporcionado enormes vantagens ao comércio e mão de obras locais.

×

 

Futsal

O Futsal é uma referência da cidade de Serrana. Os jogos, promovidos pelos diversos campeonatos regionais, dentre eles os mais importantes como a Taça EPTV e Taça Record de Futsal, trazem à cidade, centenas de torcedores de outras regiões a cada partida disputada aqui.

Caipiro Rock

Ha 21 anos, no mês de julho, acontece em Serrana o Festival Caipiro Rock. O evento é promovido pelo CECAC-Centro de Ativismno Caipira e reúne bandas de rock alternativas regionais e outras de reconhecimento nacional e até internacional.

Corrida de rua

A corrida de rua também já garantiu o seu lugar no calendário esportivo da cidade. Há 5 anos, a secretaria municipal de Esportes promove a corrida Parabéns Serrana, que atrai cerca de mil atletas da região e de outras localidades mais distantes.

Outra prova que teve sua primeira edição realizada em 2017 foi a Corrida Rústica do Mineirim, com percurso de 7 km realizados entre asfalto e terra batida dos canaviais.

A competição, que promete incorporar o calendário esportivo da cidade, atraiu atletas de toda a região.

Caminhada da Fé

O mês de setembro é marcado pela Caminhada da Fé.

O evento religioso, que atrai milhares de fieis, acontece anualmente no dia 12 de setembro e tem saída em frente a Igreja Sagrado Coração de Jesus e chegada no Rio Pardo, um percurso de 4 km feito a pé, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

CTC-Centro de Tradições Culturais

Em breve a cidade vai contar com o CET-Centro de Tradições Culturais, um espaço que vai abrigar eventos culturais, gastronomia e manifestações culturais diversas.

Hospital Regional de Serrana

Programado para ser inaugurado em 2018, o Hospital Regional de Serrana deve atender cerca de 1.500 pessoas por dia. Esse número é baseado na expectativa de regulação de pacientes de outras cidades no perímetro de 50 quilômetros, para atendimento no novo hospital. Com isso, espera-se um aquecimento considerável na economia local, principalmente na área da alimentação.

Menalton Braff

Há 30 anos, o professor e escritor Menalton Braff escolheu Serrana para morar. Menalton hoje é um dos mais respeitados escritores brasileiros, com diversos livros publicados e em 2000 foi agraciado com o Prêmio Jabuti de Literatura, pelo livro “À sombra dos ciprestes”.

Seu reconhecimento junto ao meio acadêmico e literário, tem projetado o nome da cidade por todo o Brasil e atraído o respeito e admiração do seu público leitor pelo nosso município.

Parada do Orgulho LGBTS

O mês de setembro é marcado pela tradicional Parada do Orgulho LGBTS, que atrai milhares de pessoas à principal avenida da cidade, para um evento que procura conscientizar a população sobre a importância do respeito à diversidade de gêneros.

Distrito industrial

O Distrito Industrial de Serrana abriga atualmente 27 empresas, que, além de produzir para exportação, atraem diariamente profissionais, empresários e promotores de vendas para a cidade. Ao mesmo tempo em que levam o nome do município para fora do Estado e até para fora do país, atraem visitantes que aqui consomem produtos e serviços da oferta local.

Em breve, um novo distrito industrial será entregue. A nova área abrigará 16 novas empresas e tal qual a primeira, será importante para o crescimento do turismo empresarial na cidade.

Usina da Pedra

Maior empresa em atividade o município, a Usina da Pedra também se inclui nesse grupo que esporta serviços e atrai visitantes, no chamado “turismo de negócios”. Fazendo parte do mesmo grupo empresarial, a Carpa – Companhia Agrícola Rio Pardo, promove anualmente, um dos maiores leilões de gado do país. Gera riquezas, repassa recursos ao município através de tributos e atrai visitantes de diversas partes do Brasil.

Festa de peão

Anualmente, a cidade se transforma na terra do sertanejo e do peão de rodeio.

O Serrana Rodeio Show, atrai durante 4 dias, milhares de pessoas da cidade e de toda a região, ao Parque Permanente de Exposições. Grandes montarias em touro e shows com os maiores artistas sertanejos da atualidade, fazem repercutir o nome do município, aos mais longínquos pontos do Estado.

Contato

Interessado em saber mais sobre turismo em nossa cidade, entre em contato conosco.