NOVO AUXÍLIO BRASIL

nab

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Serrana informa através do Departamento de Cadastro Único, quem vai ter direito, como receber e esclarece dúvidas sobre o Auxílio Brasil.

 

O pagamento do Auxílio Brasil começará no dia 17 de novembro seguindo as diretrizes do Bolsa Família. Neste primeiro momento, o pagamento será feito exclusivamente para quem já estava inserido na base de depósitos do Bolsa Família. Assim, TODOS QUE RECEBIAM O BOLSA FAMÍLIA IRÃO RECEBER O AUXÍLIO BRASIL JÁ EM NOVEMBRO SEM A NECESSIDADE DE REALIZAR UM RECADASTRAMENTO.

 

Auxílio Brasil, como me inscrever?

O Auxílio Brasil atenderá a dois públicos: o primeiro são os beneficiários do Bolsa Família, que serão automaticamente transferidos para o novo benefício, e nos demais casos, o benefício será liberado para as pessoas que já possuem ou para as que ingressarem no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.

Para se inscrever no Cadastro Único é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os demais membros familiares que moram na mesma casa para o entrevistador. Essa pessoa é chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) e deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher. Lembrando que as informações prestadas pela família são autodeclaratórias conforme penas da Lei 2.848 – art. 299 do Código Penal – (Falsidade ideológica na omissão e inverdades nas informações prestadas pelo Responsável Familiar).

 

​Para que a família seja contemplada pelo Programa Auxílio Brasil é necessário:

·      Que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e tenha atualizado seus dados cadastrais nos últimos 2 anos.

·           Ser selecionada pelo Ministério da Cidadania;

·           Estar em situação de pobreza ou de extrema pobreza. Para as famílias em situação de pobreza é necessário que apresentem, em sua composição, gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças, adolescentes ou jovens entre 0 e 21 anos incompletos.

 

O que é o CadÚnico?

O CadÚnico se trata de um registro elaborado pelo Governo Federal de modo a identificar quais famílias brasileiras vivem em condição de baixa renda e permite que as famílias possam participar de diversos programas sociais, como o novo Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia Elétrica, dentre outros benefícios oferecidos pelos municípios.

 

Devo atualizar meu Cadastro Único?

Há um ponto muito importante no CadÚnico: a atualização do cadastro. Sempre que acontecer alguma mudança na situação da família, é obrigatório informar. Alguns benefícios podem ser suspensos se a atualização não for feita.

O Bolsa Família, por exemplo, pode ser cortado se a atualização não for feita, e o Auxílio Brasil pode não ser aprovado se as informações da família estiverem desatualizadas.

Para fazer a atualização será necessário fazer o agendamento e comparecer ao CADASTRO ÚNICO. Os dados devem ser atualizados sempre quando você troca de endereço, número de telefone, de estado civil, de renda mensal, ou em eventos de nascimento ou falecimento na família. Os dados devem ser atualizados o mais rápido possível caso não tenha sido feita nenhuma atualização seus dados cadastrais nos últimos 2 anos.

 

Como saber se fui aprovado para receber o Auxílio Brasil?

Com o cadastro aprovado será necessário aguardar a concessão do benefício. A ampliação para novos inscritos ocorrerá no mês de dezembro e o Ministério da Cidadania irá avisar os contemplados que irão iniciar o recebimento do Auxílio Brasil através de carta/cartão no endereço residencial que foi informado no Cadastro Único (por isso é importante manter os dados sempre atualizados).

Como manter meu benefício?

Para manutenção da família como beneficiária no Auxílio Brasil deverão ser cumpridas as seguintes condicionalidades do Programa:

·         Realização do pré-natal;

·         Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;

·         Acompanhamento do estado nutricional;

·         Frequência escolar mínima definida em regulamento;

·         Matrícula em estabelecimento de ensino regular para jovens entre 18 a 21 anos.

 

Qual as datas de pagamento do Auxílio Brasil?

O pagamento do Auxílio Brasil será feito nos mesmos moldes do Bolsa Família, assim, quem já recebia o Bolsa Família, poderá movimentar o valor a ser recebido pelo Auxílio Brasil da mesma forma que fazia com os pagamentos do Bolsa Família. Além disso, para os novos inscritos, o Governo Federal projeta utilizar a rede de logística de pagamento criada para o Auxílio Emergencial, assim, fará o pagamento por meio das contas digitais criadas na Caixa Econômica Federal.

O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil terá o mesmo cronograma do Bolsa Família, ou seja, será definido conforme o último digito do NIS (Número de Identificação Social) e será pago na mesma data estipulada para pagamento do Bolsa Família, confira:

 

 

Como saber se tenho Cadastro, ou se meu CadÍÚnico está atualizado?

Por enquanto, o que os brasileiros podem fazer é conferir se estão cadastrados nas bases de dados do Governo Federal.

Existem três formas de consultar a inscrição no CadÚnico, sendo elas:

 

Pelo site

  1. Acesse o site Meu CadÚnico.

https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

 

Pelo aplicativo

  1. Baixe o aplicativo Meu CadÚnico na loja do seu sistema operacional (Android ou iOS)

 

Pelo telefone

  • Ligue para 121 ou 0800 707 2003
  • A ligação é gratuita, e o horário de atendimento é das 7h às 19h de segunda a sexta e 10h às 16h nos finais de semana e feriados

 

O CADASTRO ÚNICO DE SERRANA, INFORMA:

Caso você queira fazer ou atualizar seu Cadastro Único, o atendimento deverá ser agendado através do Whatsapp: (16) 99779-4316. 

Informamos que pela grande demanda no agendamento para novos cadastros e atualizações de cadastros vencidos ou irregulares, estamos respondendo ao poucos todas as mensagens de WhatsApp. Já nos envie por escrito, SEU NOME COMPLETO e N.º do CPF para agilizar seu atendimento e INFORME SE É AGENDAMENTO/ ATUALIZAÇÃO OU CADASTRO NOVO.

🕒 Horário: das 7h as 16h, de segunda a sexta-feira.

Endereço atual: Rua Sebastião José Fernandes, 931 – Jardim Boa Vista.