A cidade

Está localizada a uma latitude 21º12'41" sul e a uma longitude 47º35'44" oeste, estando a uma altitude de 427 metros. Sua população estimada pelo último Censo, realizado em 2022, era de 43.900 (em contestação) habitantes. O município possui uma área de 125,744 km².


Prefeito: Leonardo Capitelli
Vice-prefeito: Leila Gusmão
Presidente da câmara: Policial Paulo Casiolato

Educação

Serrana possui o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) que tem como prioridade a formação de professores para a Educação Básica. O Polo Presencial da UAB, em parceria com as Universidades Federais de São João Del Rei e Alfenas, 0ferecem cursos de pós-graduação, nas seguintes áreas: Especialização em Práticas de Alfabetização e Letramento, Especialização em Matemática e Práticas de Ensino e Bacharelado em Administração, com duração de quatro anos.
Serrana conta também, desde 2009, com uma unidade da Etec do Centro Paula Souza.

Economia

Dentre as atividades econômicas do município, as que mais se destacam são: a lavoura de cana-de-açúcar, a prestação de serviços em diversas áreas, as indústrias de usinagem e implementos agroindustriais e o comércio.
Serrana se destaca como um grande polo industrial e de logística do interior de São Paulo, com destaque para a usina de açúcar e álcool Usina da Pedra.

Serrana na Decada de 50



Serrana hoje